Trabalhar na Holanda / Trabalhar em Amesterdão / Como fazer?

Antes de começar, este rapaz fez um trabalho fabuloso a esclarecer Leis Holandesas e a explicar como é que funcionam os Impostos, a Saúde, as Escolas, Condução e Automóveis, novas Leis, novas regras: http://portuguesesnaholanda.blogs.sapo.pt/

Antes de continuarem a ler o meu post, vejam o blog dele. Depois voltem e leiam o resto.

O meu blog é sobre a minha vida, é o meu diário de bordo onde escrevo tudo o que me passa pela cabeça. Em Abril de 2008 vim parar à Holanda por um acaso do destino, vim com e pela minha empresa e vou ficando.
Não sou nenhuma expert em dizer-vos como arranjar trabalho na Holanda caso queiram emigrar, mas deixo-vos algumas dicas e alguns links.

Para início de conversa a área de onde vêm e aquilo em que querem trabalhar (seja ela a mesma área ou outra) influencia muito a vossa capacidade de conseguirem um emprego em terras Holandesas.

Às vezes é preciso muita perseverança, mas acima de tudo é preciso muita força de vontade para fazer as coisas resultarem. Um pouco de sorte também ajuda muito boas almas.
Emigrar não é fácil, entendam que vão deixar os vossos amigos pra trás, não falemos da família, e até o cão e o gato que tinham.
Em suma, há que ter vontade de agarrar uma vida que vai girar 180 graus e que há-de haver momentos em que apetece mandar tudo pro maneta e outros momentos em que compreendem que foi o melhor que já vos aconteceu.

A Holanda tem para vos oferecer uma qualidade de vida fabulosa, trabalho das 9 às 17, salários compensadores, um custo de vida elevado, um clima horroroso em que faz frio e chove dia sim dia também e em que todos os rasgos de sol contam. A comida não presta em geral, mentalizem-se que aqui se começa muitas vezes a trabalhar às 8 e acaba às 4 ou 5 e a vossa hora de almoço dura meia hora no máximo e a comida da cantina se limita a sandes de queijo, sopas instantâneas, um copo de leite e pouco mais.
O idioma é intragável, não é nada fácil de aprender, é uma língua dura, àspera, pouco compensadora já que se fala em apenas dois países havendo variações nas antigas colónias, mas mesmo assim, é um investimento que vos compensa caso pretendam 1) integrar-se, 2) serem mais bem tratados no emprego 3) terem mais oportunidades de emprego.
Apesar de tudo isto, vale a pena.

Se são da área de Letras, esqueçam. A não ser que venham trabalhar em traduções ou que venham fazer um doutoramento já negociado, não vale a pena. Há países melhores que a Holanda para a vossa área.

Se são da área de IT, profissionais com mais de 5 anos de experiência têm toda a vantagem em vir pra Holanda onde podem crescer profissionalmente e ganhar uns cobres. Se são de IT e têm os ditos anos de experiência, menos de 50K por ano estão a ser roubados.

Se vêm das áreas de ciências, informem-se muito bem sobre os Doutoramentos e consigam-nos antes de virem pra cá, se possível.

Se forem de outras áreas dedicadas ao Teatro, ao Cinema, às artes em geral, aprendam Holandês em Portugal e depois venham. Esperam-vos 3 empregos em part-time até finalmente conseguirem alguma coisa que vos agrade. Vão continuar a contar tostões já que singrar nesta área é complicado em qualquer País e a Holanda não é excepção. Os call centers esperam por vocês.

Se são advogados ou juízes, procurem concorrer aos organismos Europeus como o Eurojustice ou a uma empresa do estilo Delloite, Accenture, etecetera. Sem essa bolsa/emprego na mão, sem concorrem antes e serem aceites, deixem-se estar.

Se eram os melhores alunos do vosso curso de engenharia (na sua maioria), se falam francês, inglês E alemão, concorram para o Instituto Europeu das Patentes conhecido por EPO : European Patent Office. É difícil entrar e é difícil de lá sair já que as oportunidades são escassas. Mas ganha-se bem e é uma gaiola dourada interessante. Se for o caso, tenham bem presente que muito possivelmente vos esperam 20 ou 30 anos de Den Haag na Holanda ou na melhor as hipóteses podem mudar para Munique na Alemanha.

Posto isto deixo-vos alguns links que podem ser interessantes:

http://www.justlanded.com/

http://istonaoeodajoana.blogspot.com/2008/09/comear-em-amsterdo-holanda.html

http://vidaemamesterdao.blogspot.com/2007/12/estranhamente.html

http://myn-netherlanding.blogspot.com/

Não venham sem antes consultar: http://www.trabalharnoestrangeiroinforme-seantesdepartir.pt/

São dos links onde vos explicam os trâmites necessários para trabalharem na Holanda e vos dão dicas concretas sobre impostos, nível de vida, custo das casas, cursos de Holandês, seguros de saúde, enfim, dicas para saberem por onde começar uma vez cá estando

Se procuram emprego na Holanda, o melhor site é o Monsterboard: http://www.monsterboard.nl/

Se querem vir como freelancers, coloquem os vossos CVs num site de consultores e tentem a vossa sorte:

www.jobserve.com

www.idpp.com

www.cwjobs.co.uk

Há voos com a TAP e a Transavia por preços muito razoáveis

Espero ter-vos ajudado a todos e que sejam bafejados pela sorte. Eu sei que as coisas não estão fáceis em Portugal, mas lembrem-se que há uma Europa e EUA em crise. Atinge e bate a todos.

Por último, se em alguma entrevista vos disserem que não porque não falam Holandês, expliquem ao vosso empregador que estão dispostos a aprender. Se há coisa que há na Holanda é oportunidades e cada um constrói a sua. Aqui uma secretária não o é uma vida inteira, as probabilidades de construirem uma carreira são bem superiores às que temos em Portugal.

Lembrem-se que quem não arrisca não petisca, mas lembrem-se também que não vai ser um mar de rosas todos os dias.
Encham-se de coragem, meia bola e força, e siga a marinha!

PS: Todos os que cá vivem e que queiram deixar dicas para futuros marinheiros, a caixa de comentários é toda vossa.

O post original está aqui: http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2012/01/trabalhar-na-holanda-trabalhar-em.html

56 comentários:

  1. Andorinha, viva!
    Estava a ver o Público e encontrei esta noticia: http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/3109/holanda-nao-e-um-mar-de-tulipas-mas-ha-emprego

    Não sei se queres acrescentar aos teus separadores, mas na via da dúvida aqui fica. Beijinhos.

    P.S.: Adorei a família Forsight! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zoot, essa notícia foi escrita pela minha querida amiga Sónia Lacerda :)

      Eliminar
  2. Andorinha!

    Sou do ensino, professora de Português, Francês e Italiano, sei falar e entendo razoávelmente bem o Inglês.

    Há ai trabalho na minha área ou outra qualquer?
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei minha querida, vais ter de procurar. Como disse lá em cima: letras não é nada fácil.

      Eliminar
  3. Olá! Eu sou a Suzanne e tenho nacionalidade holandesa mas vivo em Portugal desde os meus 2 aninhos (tenho 19 agora.
    Este país já não tem condições pra mim... Eu e o meu namorado queremos emigrar para a Holanda, mas primeiro gostavamos de saber se ele conseguirá arranjar trabalho com outros portugueses só com o 6º ano de escolaridade? Eu chumbei o 12º ano, mas quero tirar um curso qualquer para ter o diploma.
    Já agora, sabe a que corresponde o 12º ano na Holanda? HBO ou MBO?
    Será que arranjo trabalho com o 12º ano concluído? Eu falo holandês fluentemente, mais inglês, francês, português (duh) e alemão, o meu namorado só fala português...
    Acha que poderemos ter sucesso na holanda com estas condições?
    Eu sei que não me pode responder com certeza né, mas gostava de saber a sua opinião...


    Cumprimentos,
    Suzanne Edelman
    Meu e-mail: se19081993@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Suzanne, trabalho há, depende do que quiserem fazer. Se ele não se importar de trabalhar numa fábrica ou nas obras ou nas limpezas não há-de ter problema, mas ele vai ter de aprender holandês rapidamente.
      Não sei as correspondências do secundário, tem que ver online em holandês.
      Eu não tenho uma bola de cristal, não lhe posso dizer se vai arranjar trabalho, depende mto de si e da sua força de vontade. É muito novinha, acabe lá o 12° ano e se é holandesa venha cá passar umas férias com a sua família e procure um emprego pra si. Depois mande vir o rapaz se vir que há lugar pra ele.
      Lembre-se: emigrar não é um mar de rosas, muito menos nas vossas condições, não venham pra cá ao engano a pensar que aqui é a terra prometida. Tem que dar muitoooo ao litro, saber o que quer.
      Boa sorte.

      Eliminar
  4. Olá! Eu estou a viver em Eindhoven a cerca de um mes e meio e continuo a procura de trabalho. Está muito complicado conseguir alguma coisa. Desde que cá estou tenho tido aulas de Holandes, mas como dizes, a lingua nao é nada facil. Bem estou a colocar este post para felicitar-te pelo excelente conteudo e se alguem souber de trabalho em qualquer area nao me exite em contactar t.a.saojose@gmail.com . Tenho 22 anos e estou disposto a aprender e fazer qualquer coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tiago, boa sorte na tua procura. Recomendo-te que faças as pesquisas de trabalho na net e em holandês. Infelizmente não sei de emprego nenhum, mas se estás disposto a aprender experimenta procurares aí nas fábricas da zona um lugar pra ti. Vai até lá e pede pra teres uma entrevista. Boa sorte!

      Eliminar
  5. ola andorinha,
    estive a ver o teu blog sei que ja mudaste de zona por varias vezes
    na Holanda , nao consegui perceber se ainda estas em Den Haag ou se entretanto
    tiveste que mudar, porque eu vou para Den Haag com a minha namorada em principio
    na semana que vem , sera que conheces alguem que tenha uma casa para alugar nessa
    zona para 2/3 pessoas estamos a pensar em nos estabelecermo-nos na Holanda,agora a
    o nosso problema inicial é se quando chegarmos se vamos ter muita dificuldade em conseguir
    alugar uma casa ,e como tal queimar um monte de dinheiro em hotel ate conseguir um
    contrato de arredamento,tens algum conselho ou ajuda que nos possas dar?
    cumprimentos

    Helio Antunes

    o meu mail :helioantunes1981@live.com.pt
    Muito agradecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hélio, pra casas procure aqui:

      - Pode procurar quartos (use o traductor automático dos browsers) no: http://kamernet.nl/home/
      - Pode procurar quartos ainda no: http://www.marktplaats.nl/
      - Um dos site pra alugar ou comprar casa é o http://www.funda.nl/.

      Alugar casa em Haia é fácil, mas é caro. Recomendo que aluguem casas não mobiladas (que são mto mais baratas que as mobiladas) e que façam umas incursões ao IKEA, vai ver que compensa.
      Há uns 4 anos atrás era mto complicado, hj em dia não, é tudo uma questão de quanto é que querem gastar.
      As imobiliárias pedem muitas vezes 4 meses adiantados: dois de depósito, um mês adiantado e outro mês de comissão pra agência.

      Também é normal que lhe peçam pra colocar o chão. Na Holanda as pessoas alugam as casas sem chão pq as pessoas que vêm podem não querer aquele que já está colocado... enfim.

      Eliminar
  6. Olá, o meu nome é Jacinta, sou Holandesa mas vivo em Portugal á 32 anos. Queria voltar para a Holanda com o meu marido e com a minha filha. Tenho o 12º ano mas não me importo de ir fazer limpezas, trabalhar na industria e nas estufas. O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha se cá tiver família ou se estiver muito desesperada. Há trabalho de limpezas e de indústria cá, mas não pagam grande coisa, vai precisar de ajuda, principalmente com o marido e a filha consigo.... e precisa de aprender holandês pra trabalhar nas estufas e na indústria... boa sorte :)

      Eliminar
  7. Olá jovem Andorinha! Olha eu por cá estou em Lisboa e gosto disto à brava! E sou portuguesinha, embora não seja alfacinha, mas já coloquei as raízes aqui! Gostei de ler as tuas sugestões, e não é que esteja a pensar em ir para aí, mas achei curioso teres sugerido o Instituto Europeu de Patentes, porque o meu namorado trabalha no instituto cá em Lisboa e vai aí fazer formação por vezes! Já falámos várias vezes em nos mudar, até porque eu trabalho em fotografia, web-design e design gráfico como freelancer, portanto não haveria grande problema, mas gostamos muito deste país, do clima e da comidinha! Enfim, na verdade vim só dizer um olá e que descobri o teu blog ontem e estou a gostar imenso de o ler! Um bem-haja sim? :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e esqueci-me de dizer que trabalhei na Deloitte... e escreve-se assim, com um L e dois T's :) Não sei como é que são os horários nas consultoras aí por essas bandas, mas por cá é para esquecer essas três palavrinhas "qualidade de vida" :)

      Eliminar
    2. Olá, mil desculpas pelo atraso na resposta, mas os comentários andaram marados uns meses.
      Bem hajas tu também :) Portugal é fantástico, se puderes ficar por aí deixa-te estar.
      A Deloitte e a Acenture cá são diferentes, têm um horário normal. Tenho um amigo que trabalhou na Deloitte e não se queixava de overtime. Aliás, amigo meu nenhum se queixa de overtime, seja qual for a empresa, nem as consultoras são más.
      O que se passa na Deloitte e na Acenture em PT é escandaloso, mas a Altran, a Prisma e outras empresas que tal não são diferentes. Vendem os projectos ao preço da uva mijona e põe 3 gajos a fazer o trabalho de 5. E ainda nos dizem que deitemos as mãozinhas pro céu. As pessoas que lá trabalham acham que realmente estão a fazer algo de magnânime ao passar 12 horas ao computador, mínimo. Enfim. BOA SORTE! Tudo a correr bem!

      Eliminar
  8. Olá Andorinha!

    Sou a Carla, vivo no Porto e tenho 36 anos.

    Tenho lido o teu blog com bastante frequência, desde que tomei a decisão de tentar a minha “sorte” em Amesterdão, claro que não vou apenas contactar com a sorte, e por isso estou mais que pronta para lutar, pois infelizmente aqui em Portugal mais concretamente no Porto ganhar 700€ a trabalhar das 9h às 19h ou 20h , após 12 anos de experiência, apenas senão tiver outra hipótese, mas para isso tenho que tentar tudo o que me for humanamente possível.

    Se não for muito incomodo, agradecia a tua opinião de residente em Amesterdão, nas seguintes questões:

    1ª – Alugar um quarto pela net será uma boa opção? Ou será melhor ficar num hotel e alugar quarto depois de me encontrar aí?
    2ª- Para poder solicitar o BurgerServiceNummer (BSN) tenho que fazer primeiro o meu registo nos serviços municipais, e isso só com contracto de arrendamento, certo?

    Obrigada!
    Carla Teixeira


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já deves ter vindo... mas cá vai:
      1- A melhor opção é hotel e alugar depois de cá estares. Consegues hotéis por 30 euros ao dia pra duas pessoas. Vê na booking.com
      Há muitos quartos que são esquemas de gente que subaluga a estrangeiros. O melhor que podes fazer é o boca a boca, pedir a amigos que te indiquem, que perguntem a amigos deles, enfim. Procura no FB por Portugueses em Amesterdão e vais encontrar uma página cheia de malta nova que cá vive e que procura quartos pra alugar ou aluga quartos/casas. É uma página de interajuda, vais gostar.
      2- Podes pedir o BSN só com uma morada e podes usar a do hotel temporariamente. Depois não precisas de mostrar o contrato de arrendamento, apenas uma evidência de que moras naquela casa. Se estiveres a alugar um quarto a alguém, essa pessoa tem que assinar um formulário em que te autoriza a inscreveres-te na casa dela.
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  9. Olá Andorinha,
    Parabéns pelo seu website. Adoro ler sobre a experiência de portugueses a viver no estrangeiro. Neste seu post em especial agradou-me especialmente a parte em que disse que "Aqui uma secretária não o é uma vida inteira, as probabilidades de construirem uma carreira são bem superiores às que temos em Portugal."... Pois bem é de facto uma realidade desmotivadora, em Portugal quem se forma em secretariado que é o meu caso,( sou formada em Linguas e Secretarido), é à partida secretaria para toda a vida. Para além das nossas empresas não serem um mar de oportunidades as hipóteses de crescer, mesmo que se trabalhe intensamente são nulas. :( Mas ainda bem que por essa Europa fora há países que têm uma mentalidade empresarial diferente e que oferecem oportunidades a todos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Eu tenho duas amigas que são secretárias, aliás, 3, e o que mais confusão me faz é o quão mal lhes pagam, sendo elas formadas em economia e gestão pelo ISEG ou em Línguas pela Católica. As pessoas partem do princípio que uma secretária tem um QI básico e que não pode evoluir. É um estigma que existe em Portugal e que me aborrece enormemente. Ainda bem que há opções :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Estou em entrevistas para ir para a Holanda e queira saber um pouco mais. Mandas-me um email para contactar-mos? vitormdes@gmail.com

      Eliminar
    3. Ola Victor, manda-me um email para sofiaandorinhaquevoa@gmail.com com as tuas perguntas. Se puder e tiver tempo eu ajudo-te. Esta semana estou no estrangeiro :)

      Eliminar
    4. Olá Andorinha,
      Não sei se é um estigma ou uma questão cultural. As entidades esquecem-se por vezes que as secretárias são o braço direito, dos Administradores ou Diretores e ainda por cima exigem tudo e mais alguma coisa: confidencialidade, responsabilidade, conhecimentos disto, daquilo mas esquecem-se do fundamental - a valorização profissional da secretária que deveria passar por uma evolução a médio longo prazo.. e os ordenados são aberrantes é verdade, mesmo para aqueles que são formados pelo ensino superior ... enfim é o que temos... :) :) beijinhos

      Eliminar
    5. Infelizmente é, mas não devia ser. Beijinhos!

      Eliminar
  10. Gostava de entrar em contacto contigo, envias-me um email? Vitormdes@gmail.com Estou em entrevistas para ir para a Holanda e queira saber um pouco mais.

    ResponderEliminar
  11. Caramba... fui admitido para Haia. E agora?!?!!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! Parabens!! Se quiseres podes comecar por ir ao FB ao grupo Portugueses em Amesterdao e perguntar 'a malta se sabem duma casa pra alugar. Podes conseguir umas bem porreiras caso tenhas contrato fixo, vai ao site www.actyswonen.nl procurar um apartamento q nao estejas mobilado e gastas menos guito q a alugar uma casa mobilada.
      Se quiseres manda-me um email pro mail do blog e dou-te mais umas dicas, mas antes segue os links q deixei neste post pra saberes as regras todas pra pedir numero seg social e o fiscal e teres a regra dos 30%
      Ate ja!

      Eliminar
  12. Olá andorinha norteada. Gosto muito do seu blog. Muito útil e absorvente (sem graxa). Busilis do meu post, apoiado na sua vivência nesse país das túlipas e diques. Um individuo com contrato de empresa, salário 1200€/mês (acresce sub. férias sub. natal), alojamento garantido (despende 180€/mês-inclui gastos casa),seguro (despende 99€/mês), viatura empresa para local trabalho, sem excesso gastos, tem boas possibilidades de fazer uma vida financeiramente sossegada e quiçá, juntar algum por mês? De princípio, ano e meio de contrato.
    Obrigado por despender o seu tempo no meu pedido, aguardo resposta (mesmo que pouco otimista)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelino, obrigada :)
      O mais caro na Holanda é o alojamento, se já lho pagam assim como os transportes (suponho que lhe paguem a gasolina), então só gasta dinheiro em comida e viagens a PT. Veja aqui neste link a comparação dos preços entre Portugal e a Holanda pra ter uma ideia: http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp
      Eu acho que 1200 euros limpos lhe dão pra ter uma vida confortável e juntar algum, mas tem mesmo que ficar no alojamento da empresa senão não dá. Em comida há-de gastar mais ou menos uns 300 euros por mês, por isso o resto é pra si, já que o seguro de saúde está incluído (atenção que os primeiros 350 euros que gastar em saúde são pagos por si, mesmo tendo a empresa a pagar o seguro, porque o Estado Holandês assim obriga. Mas fora isso e nas viagens pra Portugal, a não ser que ande por aí a gastar à doida, não vejo porque é que não há-de viver confortavelmente e juntar algum. Desejo-lhe muito boa sorte!!

      Eliminar
    2. Eu é que agradeço pela atenção. Sobre o referido, o alojamento e seguro de saúde são valores que a empresa descontará no salário do empregado. No alojamento, aquele valor tem incluído os gastos da casa, como a luz, água, aquec central, gás, tv e net. O salário poderá ainda ser superior, visto ser pago à hora (7,10€/bruto - jovem com - 21 anos). Ex. se trabalhar 200horas/mês-1400€ (50/semana). Estes dados que lhe pus à disposição são no âmbito de um emprego temporário através de uma empresa "BLUE TRADING", com sede em wormerveer, próximo de Amesterdão. Se por coincidência tiver conhecimento desta empresa, agradecia a dica.
      Bem haja, assim continue
      Avelino Cerqueira

      Eliminar
  13. Olá andorinha, eu é que agradeço a atenção.
    Os valores que mencionei sobre o alojamento e seguro de saúde são pagos pelo trabalhador. No alojamento julgo compensar, porque inclui os gastos diários com agua, luz, aquec central, gás, tv e net. Sobre o salário este até poderá ser + elevado pois é pago à hora (7,10€-jovens com - 21 anos). A empresa disponibiliza a viatura para o local de trabalho sem outros encargos. Esqueci-me de referir que estas condições são para um jovem que quer deslocalizar-se para essas paragens, no âmbito de trabalho temporário, através da empresa " BLUE TRADING" sedeada em Wormerveer não muito longe de Amesterdão. Por acaso conhece alguma coisa sobre esta empresa empresa? agradecia a dica.
    Como costumo dizer aos meus amigos "poucos fazemo-nos muitos se unidos e coesos em torno de um ideal"
    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos desde Ponte de Lima, onde julgo já teve momentos de alegria

    ResponderEliminar
  14. Olá andorinha eu é que agradeço a atenção.
    Sobre o alojamento e seguro de saúde, os valores que referi são pagos pelo trabalhador (deduzidos no salário). Quanto ao alojamento, mesmo assim julgo compensar, porque incluem naquele valor os gastos que se tem com água, luz, gás, aquec central, net e tv. Sobre o salário este ainda pode ser superior, porque é pago à hora (7,10€/bruto- jovem com -21 anos). A empresa disponibiliza a viatura sem haver encargo para o trabalhador (não se coloca as infracções ao C. estrada, que aqui já se sabe quem paga). O que referi é no âmbito de um emprego temporário para um jovem familiar que está na firme intenção de se deslocalizar até essas paragens, através de uma agência de emprego, a "BLUE TRADING", com sede em Wormerveer, próximo de Amesterdão. Desde já agradecia tb se por acaso tem alguma dica útil que me possa dispor sobre esta empresa.
    Como digo a muitos meus amigos, " poucos fazemo-nos muitos quando unidos e coesos em volta de um ideal"
    Obrigado, um bem haja e assim continue
    Avelino Cerqueira

    ResponderEliminar
  15. Avelino, não só tive momentos de alegria como tenho família de Ponte de Lima, gosto muito dessa terra. Infelizmente não conheco essa empresa, lamento, não é a minha área. Mas veja no google, procure pelo nome e veja o que dizem. Com tudo pago, principalmente com casa e gastos associados à mesma pagos, um rapaz com 21 anos sem filhos e mulher vive lindamente cá e consegue juntar uns cobres se tiver juízo :) Tudo a correr bem! Um abraco e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  16. Muito boa tarde.
    Tenho 34 anos e o meu ramo de actividade em portugal é manutenção geral (canalizações,eletricidade,trabalhos em pladur,arranjo de esquentadores,electrodomésticos,etc.Tenho tambem um part time de Disc Jockey.
    Separei-me recentemente e estou a pensar ir até aí.
    Tive uma proposta para ir e que recebia 1500€ mensais com alojamento e alimentação incluidos.
    O trabalho é integrar numa equipa de manutenção de uma unidade hoteleira.
    Mas tenho os meus receios já que neste momento se for vou investir todas as minhas poupanças.
    Gostava de uma opinião sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nelson, veja o que eu escrevi ali acima ao Avelino pq o caso é mais ou menos o mesmo. Boa sorte! Beijinhos, Sofia

      Eliminar
  17. Venho por este meio apresentar meu drama estou desempregado 2 anos o meu ingles escrito e falado bom tenho experiencia convercação alemâ.Na minha experiencia profissional em portugal situação e sempre prazo .Não há
    modelo economico direito tudo corre mal pessoas para irem supermercados tem levar carro para emprego, para serviços publicos para lazer isto gasto enorme dinheiro ,o transportes publicos estão cheios de não pagadores policia e revisores deixam esta politica de extrema esquerda avançar a contestação devido facto do individamento ,anteriomente quando havia saude economica as empresas comerciais tanto ofereciam com credito garantido depois individamento.Para concluir esta minha narrativa agradecendo toda essa comunidade luso-braseleira ajuda tem dado nós muito obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Sou profissional de Electromecanica polivalente canalizaçãi,serralharia,carpinteiro de confragem limpos .Possuio varias fotos de trabalhos.Obrigado andorinha...

    ResponderEliminar
  19. Tiago, eu lamento muito mas não te consigo ajudar, mas fica aqui a tua mensagem pra quem cá passar. Boa sorte, espero que consigas um emprego em breve!

    ResponderEliminar
  20. Boa Tarde e obrigado andorinha para meu contacto tiago_rebelo@clix.pt faço todo trabalho de polivalencia nas areas que já referi ,mais para zona geografica de Amsterdan , Ultrech e Almere.Para concluir agradecendo desde já mais uma vez toda a comunidade luso-braseleira que reside na Holanda.

    ResponderEliminar
  21. Olá, confesso que adoro a maneira como despachas "serviço", se fosse possível dar-me umas dicas de como entrar nesse mercado era muito fixe. Sou engenheiro electrotécnico e neste momento trabalho por conta própria na área de projecto de electricidade e telecomunicações em edifícios e estou mesmo a necessitar de conhecer outra realidade.
    Obrigado pelo teu excelente trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor, vais mesmo ter de usar os links que disponibilizei, e ir ao Monsterboard, não tenho mtas dicas pra te dar, a não ser que há cá mta gente de telecomunicações na empresa UPC. Tenta o site deles e vê se há alguma coisa que te interesse ou em que o teu perfil se encaixe. Há cá mta gente que trabalhava na zon, pode ser que tenhas a mesma sorte :)
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  22. Olá,
    Será que me podes informar qual é salário médio na Holanda. Qual é o preço de apartamento T2 e quanto se pode gastar em comida em média por mês para duas pessoas? Muito obrigada. Telma

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    Estou a procurar trabalho fora de Portugal e como tal queria saber algumas coisas para me ter como referência. Será que me podes ajudar?
    Gostaria de saber qual é valor de um aluguer de apartamento T2. Quanto se gasta em média mensalmente em comida para duas pessoas? E qual é o salário médio? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, tens nos links acima referências. Pra saber os valores vê aqui: http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

      Eliminar
  24. Ola andorinha, nao tenho nenhum curso especializado, tenho 22 anos, trabalho desde os 16, sempre em varias coisas, sempre precárias, como gasolineiras, restaurante, ou cafés, exprimentei ir para o Brasil, onde trabalhei em restaurante, tive lá um ano, pois como nao é Europa nao tive um visto de trabalho prolongado.. Agora estou em Portugal de novo, e isto esta muito mal como sabes. HolAnda sempre foi algo que tive em mente, mas infelizmente nao tenho contactos... Nao querendo abusar do seu tempo, caso o destino assim o queira, se souber de algo que for, nem que seja apanhar lixo, ou a lavar tOneladas de loiça.. Falo inglês fluente, holandês nao, mas penso que aprendo rápido, pelo menos inglês aprendi em 7 meses.. O meu email é martimcazenave@gmail.com.. Boa tarde, sei que deve ser difícil para si responder a todos, mas vale apena tentar a sorte. Obrigado

    ResponderEliminar
  25. OLA ANDORINHA CHAMO-ME AGNELO PIRES O MEU ENDEREÇO ELECTRONICO É agnelocostapires@gmai.com


    NESTE MOMENTO ESTOU DESEMPREGADO E ESTOU INTERESSADO A IR TRABALAR PARA HOLANDA. SEI FALAR INGLES, FRANCES , ALEMÃO E GOSTARIA DE SABER EM QUE CIDADE PODERIA COMEÇAR A PROCURAR EMPREGO ASSIM QUE CHEGAR LA.???

    TAMBEM GOTARIA DE SABER SE É FACIL ENCONTRAR QUARTOS PARA SE ALUGAR???

    AGUARDO A SUA RESPOSTA BREVEMENTE

    AGNELO PIRES

    ResponderEliminar
  26. Olá andorinha!
    Já sigo o teu blog há meses e há mais ainda que ansiava pela conclusão da licenciatura do meu marido...tem 16 anos de experiência como analista programador,especialista por assim dizer em COBOL. Como näo teve possibilidade financeira na altura,só em 2009 é que foi para a faculldade e licenciou-se em Informática de Gestão.Em 2010 foi despedido da HP (conrenção de custos...)e passados 2 meses arranjou emprego a ganhar menos 500 eur. mantém se nessa empresa e agora,mais que nunca,e com canudo na mão, queremos ir embora. Temos os dois trabalho, não passamos fome e até tivémos uma filha o ano passado mas temos ansia de mas,de nos sentirmos realizados profissionalmente, de não vivermos angustiados com o futuro. Ele tem procurado trabalho no Indeed. Quase não há ofertas para a área dele e quando há perdem que se fale holandês...desculpa o testamento, por vezes penso que não há muita gente a compreender-nos pois não estamos no desemprego e até temos uma vida estável. Gostaria de fazer te uma questão: na Holanda apreciam o CV em formato EUROPASS ou valorizam mais outro tipo de modelo de currículo? Bom ano de 2013 e que a vida continue a sorrir-te!PS Peço desculpa por eventuais erros ortográficos,culpa do iPad...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles aqui nao ligam nenhuma à licenciatura. Façam um curso de holandes que vale a pena. E nao venham pra ca a pensar que isto é a arvore das patacas e o futuro dourado dos vossos filhos, sem 50 mil ano, deixem-se estar aí quietinhos já q ambos trabalham e estao bem. E o teu marido q mude de emprego urgentemente :)
      Boa sorte, tudo a correr bem!

      Eliminar
  27. Olá Andorinha,

    descobri hoje o teu blog e pensei que foi caído do céu.
    Ando a tentar conhecer a realidade de Amesterdão como cidade para viver, me mudar e trabalhar.

    Li o que escreveste neste tópico e pergunto-me se tens algum conhecimento de quais os destinos dos psicólogos de Recursos Humanos.

    Se tiveres algum tipo de conhecimento dessa situação,pedia-te que partilhasses, por favor.

    Obrigada e boa sorte na tua jornada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sem falares holandes, nao tens futuro na holanda....

      Eliminar
  28. Olá sabem me informar de algum emprego na Holanda França ou Inglaterra nA agricultura limpezas ou para restaurantes deixo oeu email adelaidemeireles_77@hotmail.com obg

    ResponderEliminar
  29. Olá, estive a ler o blog e tenho algumas questões a colocar.
    Tenho 20 anos, sou de Lisboa, o meu namorado é holandês e está cá comigo, mas as oportunidades de emprego por aqui estão super escassas e estou a pensar voltar pra lá com ele. Vi uma oferta de emprego como tradutora em amsterdão, mas existem alguns parâmetros na application form que não entendo e precisava que me elucidasses, se conseguisses. pedem um Resume, creio que seja o CV.. depois pedem uma cover letter.. será tipo carta de motivação (?), perguntam também se avisei o meu Direct Manager da minha aplicação.. tentei pesquisar o que isso era e a ideia que me dá é que teria lógica se estivesse a ser transferida de outra empresa, mas não é o caso e posso aplicar-me à mesma, mas as opções são sim, avisei e não, não avisei. :( pedem também uma proposta de salário, o que também não tenho a mínima ideia do que seja, e por último perguntam se tenho autorização ou visto para trabalhar na holanda, ou se preciso de sponsorship.

    Se souberes alguma destas coisas pedia-te que me ajudasses

    Dank je wel **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, resume é Cv, o cover letter é carta de motivacao, e diz q o teu direct manager te autorizou.
      Eu acho q vir pra holanda atrás dum namorado com 20 anos é um disparate, devias era acabar a faculdade em portugal e logo se via ;) mas tu é q sabes. Boa sorte!

      Eliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  31. Olá,andorinha chamo-me Luís,estou desempregado pq estive a tomar conta de um familiar doente,eu estou disposto a ir para a Holanda,e não me importo de lavar loiça,trabalhar na agrícultura,nas limpezas ou apanhar lixo,fica aqui o meu mail...luisfilipe1707@live.com.pt

    ResponderEliminar
  32. Olá Luís, a Holanda é um país onde a integração sem qualquer tipo de ajuda é muito difícil... eu compreendo que está desesperado depois do que passou, mas tenha cuidado, a escravatura branca é uma realidade, não é um mito, e também existe na Holanda.
    Não tenho forma de o ajudar, lamento imenso. Pode ser que alguma das pessoas aqui saiba de alguma coisa. Muito boa sorte, desejo-lhe tudo de bom.

    ResponderEliminar

Voem praí!